domingo, 3 de julho de 2011

Avatar como ficcão ou realidade?



Já havia assistido ao filme Avatar mas recentemente pude assisti-lo novamente , desde da primeira vez percebi como esse filme retrata tão fielmente a historicidade da humanidade. Mostra como a raça humana é capaz de ser anti-humana .O sistema econômico no qual vivemos faz isso , tira-nos a capacidade crítica de ver nossas ações.Através do filme iremos observar o que é Colonização e imperialismo de forma clara , de fato isto aconteceu na América latina  e na África com muito força de destruição , culturas foram dizimadas , crenças foram massacradas em nome de metais frios.

O diretor de Avatar deve ter com certeza lido algo sobre a geopolítica norte-americana , sobre a formação territorial da America latina , a lenda do El dourado , o ''descobrimento do Brasil'' e também sobre a estrutura de divisão politica da África após a partilha europeia. Depois dessa pesquisa, imagino eu. Que ele teve a ideia de evidenciar e transportar tudo o que estudou para um outro Planeta com um nome bem sugestivo até, PANDORA. Daí surgiu esse filme essa obra-prima de perspectiva não só politica mas , ideológica, sociológica , filosófica, geográfica, ecológica e religiosa.

É precioso demais poder analisar esse filme dentro da sociologia desde comportamento dos na'ví até a sua estrutura social . A Base religiosa , se é que posso chamar assim pois ela transcende isso , passa a ser algo maior que uma religião  é uma REDE, uma INTERLIGAÇÃO, uma INTERDEPENDÊNCIA, uma INTEGRAÇÃO interna e externa do povo (SOCIEDADE) com a floresta, com o outro, com o todo que forma o planeta.
Eywa é uma deusa para os na'ví , ela é a energia que interliga tudo num ciclo sem fim é a natureza pura.O filme Avatar certamente nos faz refletir sobre nossa conduta como seres , nossa moral e nossa estrutura social tão fragmentada pelo capitalismo . 
Assistam e reflitam ...

2 comentários:

  1. Eu ainda não o vi, mas suas análises foram ao encontro de muitas que já me falaram, na oada das ciências sociais mesmo. Ainda há muito resquícios de American Way of world wiew, heheh. Imperialismo não quer morrer.

    ResponderExcluir
  2. - É já fui alertado sobre esse diretor , mais sei lá , vamos ver se ele evolui filosoficamente :P

    ResponderExcluir